BOMBERMAN B-DAMAN!

Opa, Eu sou o Becker e gosto de… Feriado! E queria ficar o dia inteiro a toa mas estou aproveitando pra contar pra vocês sobre um jogo inusitado! Acontece que eu estava fazendo a maior das faxinas e encontrei toda sorte de estranhice encaixotada, incluindo alguns b-damans antigos meus – logo vamos falar de um jogo sobre isso, nada mais conveniente! Vamos lá?

 

BUUUUUMMMM!

Tenho certeza de que vocês já ouviram falar em beyblade, né? Todo mundo sabe que um pião, só que na sua versão pós-moderna-ajaponesada (porque existe pião de verdade lá sim, pelo menos existiu). E daí de tudo isso? Daí que também existe a versão oriental amalucada de bolinha de gude: Os B-daman – robozinhos com uma bolinha de gude na barriga. Você aperta um gatilho atrás dele e dispara o projétil… Besteira só ser pra você, é divertido pra caramba! Não achou? E se a gente colocar o bomberman como o robozinho, melhora? Foi o que a Hudson/Takara/sei-lá-quem fez.

 

Brinde!!!

Ta-daaaa!!!! E assim temos um dos jogos mais idiotas diferentes do nosso herói. Vem até um b-damanzinho de presente na caixa do jogo. Tudo legal, bomberman é o máximo, mas nesse jogo ele solta bombas que nem nos outros? Que nada, o negócio dele é jogar bolinha de gude e só… Pra não descaracterizar tudo o jogo consiste em uma centena de rounds onde devemos explodir todas as bombas que aparecem/passeiam pela tela com somente uma bolinha. Que sacanagem, dessem pelos umas três e se fechasse a fase com só uma tinha bônus! Mas como não fui eu que fiz o jogo e criticar não vai mudar ele, continuemos..

 

É assim…

Pra começo da diversão é preciso escolher um dos personagens bonequinhos pra jogar. Nem fique muito na duvida nessa hora porque só muda a cor deles, nada mais. Aí você entra no campeonato e é colocado numa arena na qual com somente um tiro é preciso explodir as bombas em sequência – tipo explodir a bomba grande pra que a explosão dela destrua as menores em volta. Aí você vai detonando cada um dos rounds. A cada dez rounds você “sobe de nível” e a intenção é zerar todos os dez níveis do jogo. Como a Hudson é boazinha tem até sistema de saves – a maioria dos jogos do início do nintendinho também tinha 100 fases e nada de save ou password. E eram mais difíceis.

 

Bomberman burro, tinha que curvar a bolinha!

Falando de dificuldade, é aqui que a coisa complica. Ou não. Tem quem diga que o jogo é muito difícil e tal. Pode até ser o caso pra quem não pegar o jeito, pois a maioria das fases são na verdade quebra cabeças onde não se tem muito tempo pra pensar, várias vezes as bombas só passam pela tela uma vez e, tecnicamente, lá se foi a única chance de explodir tudo – mas aí você “só” perde uma vida e pode tentar novamente.

 Pessoalmente, foram poucas fases que achei difícil – ainda que algumas necessitem de tentativa e erro pra descobrir oque fazer. Aliás, demorou um monte de tempo pra eu perceber que podia fazer a bolinha curvar, essencial pra zerar um monte de rounds! Quem mandou jogar sem ler o manual? Quem mandou não saber ler japonês e nem entender o manual?

 

Todos vão pra praia no feriado, menos eu…

Esse jogo, eu acho, tem dois problemas chatos: O primeiro deles é que as fases não variam muito! Os primeiros dois níveis você joga no estádio, com assoalho de madeira e tal; os próximos dois são na floresta com uns bichinhos fofos no cenários; os quinto e sexto são na praia – êêê – tem até a bomberman menina tomando sol lá; Sétimo e oitavo níveis se passam no espaço, com direito a uma navinhas espaciais atrapalhando sua mira nas bombas e; os últimos dois são no estádio… De futebol – tem algumns rounds onde tem até o gol e você tem que explodir as bolas de futebol enquanto tem uma galera de bombermans (ou bombermen) conhecidos de outros jogos na torcida!

Ah, mas é bastante! Só que a musica é só uma por fase, de modo que você passa vinte rounds ouvindo a mesma. Na terceiro eu já estava sem paciência de ouvir, mesmo as musicas legais chateavam logo por causa da repetição!

 

Mira direito, tem que rebater!

Segundo problema! Muitas boas ideias do jogo foram mal aproveitadas. Veja bem:
Temos o round normal, onde as bombas estão paradas e você as detona; os rounds onde as bombas ficam se movimentando; e os que você acende um pavio. Agora começa a diversão: As vezes aparece um asteroide ou uma melancia que explodem em três pedaços pra destruir as bombas restantes; tem o ovo de dinossauro que choca e sai um bicho que solta fogo; tem uns trecos onde a sua bolinha rebate e muda a direção dela, bem como umas setas que fazem o mesmo e tal! Divertido, né? Pena que essa parte divertida seja mínima, deve ter duas de cada tipo, sobrando então outros noventa rounds dos quais uns cinco são com bombas estáticas, uns dez com pavio e 75 com as bombas se mexendo. Ok, não são dados exatos, mas essa é a ideia.

 

Seus heróis disponíiveis!

Mas não sejam chatos, ok? Pelo menos deem uma olhada no jogo e tirem suas próprias conclusões sobre ele, vai que é fantástico e só eu – mais meio mundo – não deu o devido valor a ele?

Por hoje chega de brinquedo japonês, pessoal… Espero que tenham aprendido alguma coisa aí, mesmo que não necessariamente útil. Mas comentem que senão aquela musica chata da primeira fase vai ficar na sua cabeça por uma semana, viram?

Eu sou o Becker e o próximo desafio é o Lode Runner! Por hoje e só e até!

Anúncios

3 Respostas para “BOMBERMAN B-DAMAN!

  1. Becker! O ponto auge dos seus post são deus doodles!!!!! (asim que escreve?) Você manda muito bem escrevendo e analisando, mas os desenhos são a minha paixão^^

    E buaaaa pro final do feriado =[

  2. Cruzes lode runner é do mal, nunca consegui jogar muito!!!

  3. eu tenho um boneco desse jogo e o azul demais ganhei do meu primo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s