LODE RUNNER!

Opa, Eu sou o Becker e gosto de… Quebra-cabeça! Puzzle, se quiser enfeitar. Mas veja que estamos falando de videogames onde o mais comum são os puzzles de ação – aqueles jogos que envolvem alguma ação do tipo resgatar a princesa, coletar o ouro, etc. mas que demanda muita reflexão nas suas ações senão morte certa… Então, escolhi um desses games pra apresentar pra vocês, e não é qualquer jogo desconhecido não! Vamos lá?

 Sai de mim, Bomberman!

Há uns dois mil anos atrás quando tinha meu nintendinho-pirata-xing-ling-paraguaio-ultra-plus-supimpa (numa época antes de polystations e essas coisas) o aparelho veio com uma daquelas infames fitas de “4000 jogos em 1”! Tá bom que era quatro mi, eram três mil versões de Super Mario – tinha Mario sem chapéu, sem bigode, sem roupa, sem cabeça… Mas tinha pelo menos uma dúzia de jogos maneiros e outra dúzia de jogos que ninguém se lembra de tão ruins… Entre os jogos bons estavam Adventure Island, Bomberman, City Connection, Ice Climber, Donkey Kong… E Lode Runner!

E dá-lhe ZANG nos robôs!

Caso alguém não conheça o jogo – acontece – nele você é um carinha que deve ter muitos problemas financeiros ou estar devendo pra máfia, pois tem que arriscar sua vida coletando pilhas e pilhas de ouro! Claro que o ouro não tá ali de graça com uma plaquinha de “Me leva pra casa, tio”, o espólio está muito bem guardado por terríveis robôs-clones-do-bomberman que logicamente te matam só de te encostar… Mas nem tudo está perdido, visto que o heróis conta com uma arma do futuro capaz de criar buracos no chão – onde os robôs tontos acabam atolando.

A fase só termina quando se é coletado todo o tesouro, e na maioria das vezes vai exigir destruir partes especificas do chão para atingir pontos inacessíveis, ou ainda atrair os robôs para pontos específicos e passar por cima deles usando-os como ponte e por assim vai. Só diversão!

Nem o jogo do Tio Patinhas tem tanto ouro!

Ah, é… Esse jogo, da Hudson, deve estar lá primeira leva de jogos do nintendinho japonês e portanto carregas uma das características da época: Dezenas de fases, quase uma centena! Tá, eu não lembro o número de fases, talvez seja mais de 100 – não é como se eu tivesse chegado a ultima fase pra lembrar…

Então isso quer dizer que o jogo usa password , né? Que nada, naquela época os gamers eram hardcore de verdade! Mas isso era normal na época, as coisas eram assim mesmo.

Opa, faltou comentar o jogo ainda contava com editor de fases! Você montava sua fase impossível de passar e levava na casa do seu amigo pra o ver suar tentando passar aquele inferno… Mas espere aí: Como é que a gente podia fazer isso se o jogo nem password tinha, que dirá bateria pra salvar as fases?

Tarãm: eu lhes apresento oque deve ser o memory card do nintendinho japonês! Antes dos cartuchos serem fabricados com bateria pra salvar os jogos; antes ainda do disk System (os jogos eram em disquete e os saves eram feitos no acessório que lia os jogos), existia o FAMILY BASIC DATA RECORDOR!!!

Aparelho mais do futuro impossível, pois os saves do jogos eram gravados na fita cassete – em formato de áudio ou qualquer coisa tecnológica assim. Sim, o acessório era praticamente um gravador de fitas! Ah, é maneiro ao extremo, todo computador da época usava essa tecnologia!

Logo veio o /disk system e adeus Data Recorder…

DO FUTURO!!!

Tá, o jogo é maneiro, usa um acessório do futuro e oque mais? Ora, eu te mais: Esse Lode runner é remake, é a versão japonesa do original americano – que eu nunca tinha ouvido falar até pouco tempo atrás!

O original, aceite imitações a vontade…

Satisfeito? Pois Lode Runner ainda é muito mais do que isso, afinal tem os clones do bomberman como inimigo, certo? Então os bombermen são do mal? Que nada, robôs só fazem o trabalho dele… Mas isso não interessa, o fato interessante vem a seguir. Vamos recapitular a história do ?Bomberman original: o Bomberman branco é trabalhador/escravo da fabrica subterrânea de bombas e resolve dar ouvido aos boatos que se um dos robôs escapar para superfície este se tornará humano! E oque você acha que acontece quando o heróis bombástico finaliza todas as fases? Ele se transforma humano e adota o nome de Runner! Pois é, amigos, Bomberman é o Pinóquio do Futuro!

Tam dam dam!!!

Quem diria que lode Runner era tudo isso, hein?

Emoções o suficiente por hoje, crianças! Talvez um dia eu dê uma olhada em alguma das várias sequencias que Lode runner teve, e se for interessante eu mostro pra vocês, certo? Mas nesse interim comentem aí porque fazer comentários é do futuro!

 Eu sou o Becker e detonei The House of The Dead – nos meus sonhos. Por hoje e só e até!

Anúncios

2 Respostas para “LODE RUNNER!

  1. Ah Jucaman, tu nao me disse que tinha um blog pra jogos retros.
    Em vez de trabalhar fica fazendo blog, vo conta pra Alina, no mais achei legal, te dou um joinha.

  2. He, vai lá e conta pra ela, ué, Ricardo! E não falei do blog pra você não ficar zoando dos meus desenhos mal feitos….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s