E.V.O.!

     evo

Opa, Eu sou o Becker e gosto de… RPG? Acho que hoje em dia nem tanto, e se parar pra pensar eu nem joguei muitos, acho. A verdade é que me irrita muito o conceito de ficar parado apanhando dos inimigos, que nem metade dos rpgs que tem por aí! De toda forma eu estava lembrando de um jogo maneiro que apesar de ter um monte de qualidades do gênero se parecia mais com um adventure da vida, apesar de obrigar você a ficar horas subindo de nível pra poder prosseguir… Será que é maneiro mesmo? Vamos descobrir agora!

EVO (1)

Ah, diz aí: A capa é legal pra caramba!

Lá no começo do Super Nintendo (japonês) foi lançado um treco chamado 46 okunen monogatari se- lá-das-quantas-que-eu-nunca-lembro-o-nome mas lembro que o significa soa épico: Uma História de 4,6 Bilhões de Anos! Claro que eu não sabia disso na época, aliás, fui conhecer o jogo mais de dez anos depois do lançamento. Por pura conveniência da língua eu joguei a versão ocidental: E.V.O Search For Eden.

EVO (2)

Já a capinha japonesa era mais podrinha…

E do que se trata a história do jogo? Algo como o Sol ter criado os planetas e a vida na Terra, deixando a filha dele cuidando da gente… Aí por alguma razão ela escolhe o jogador como protegido e caso ele sobreviva a evolução das espécies terá o direito de casar com ela. Bestice a parte a tal deusa é sua guia, que a cada fase te premia e joga conversa fora apresentando a nova fase na qual você tem que sobreviver. Peraí, e no que consistem as fases? Pura e simples sobrevivência! Você começa como um peixinho besta que só faz nadar e morder, e o jeito é nadar e morder os outros bichinhos do mar ganhando assim pontos de experiência evolução pra criar chifres, couraças, garras e por assim vai de modo a poder avançar nas fases enfrentando monstros mais fortes.

EVO (1)

Vida de lambari é dureza!

Logicamente no fim dos “mundos” vai ter uma monstrão (normalmente uma conhecida espécie extinta) que vai te desafiar ou tentar te matar e o jeito e acabar com a raça dele. Fazendo isso você passa para outro cenário onde as condições e exigências evolutivas são diferentes e novamente há a necessidade de se adaptar até se tornar o mais apto do pedaço. Se no começo as opções de upgrade eram poucas no segundo mundo aparece mais um monte, como cauda com espinhos, pescoço longo, etc. e tal. Quando se faz muito necessário há uma evolução forçada – de aquático para terrestre, por exemplo – e de vez em quando nas fases há itens que valem vários pontos de evolução.

EVO (1)

Que diabos de bicho é esse no dinossauro?

Como já deve ter dado pra notar o visual do bicho/herói é extremamente customizado… Pessoalmente te passei quase todo o jogo numa forma rinocerontica, pesado e lento, mas as possibilidades permitiam um animal veloz com baixa defesa ou ainda um meio termo. Só diversão. Conforme a evolução prossegue a gente encontra todo tipo de absurdo, provavelmente após a era dos dinossauros. Pois aí começam a aparecer yetis, homens lagarto alados, sereias e por vai.

De vez em quando a gente encontra um chefe mais racional que te oferece parceria, tipo: “Vamos dominar a Terra juntos!”… Claro que isso nem sempre dá certo – Faça parceria com o T-Rex e você vai acabar no museu – e as suas decisões influem nas evoluções possíveis e no final do jogo

EVO (2)

Um dos muitos chefes agora extintos!

Para finalizar, não custa dizer que a era final é a do surgimento do homem, evolução que eu nunca habilitei. Vencendo o last boss você prova para sua guia que no jogo da sobrevivência do mais apto não tem mais ninguém e pode finalmente ser o parceiro dela. E só levou bilhões de anos, hein?!

Há, mas claro que não acabou: Acontece que, tecnicamente, essa é a segunda versão do jogo! Anos antes havia a versão PC 46 Okunen Monogatari The Shinka Ron (Teoria da Evolução). Aqui, o clima de RPG era bem mais pesado, com batalhas tipo Dragon Quest. As evoluções não ofereciam tantas opções, você podia gastar seus pontos em status como inteligência força e etc. resultando na sua nova forma. Ainda, nesse jogo há um clima mais educativo, mais sério, sem bichinhos fofos e mais evolucionariamente correto. Pelo menos é que dizem por aí, né?

EVO (1)

O original me impressionou mais…

É isso aí, pessoal… Aposto que você aprenderam alguma coisa nova hoje, certo? Então  lembrem-se aí de comentar que senão vem o metero e extingue os dinossauros, viram?

Eu sou o Becker e ainda estou a fim é de jogar Super Robot Taisen! Por hoje e só e até!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s